Noticias

Conheça o conceito moderno de estresse

O distresse ou estresse negativo é o estresse em excesso, que ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação, é o estresse perigoso, sendo a ativação crônica do organismo para tentar adaptar-se a uma situação interpretada como ameaça e a qual não se segue à desativação nem a percepção de realização.

Como conseqüência a pessoa estressada contrai, sem perceber, a musculatura que pode ocasionar dores de cabeça, de coluna e até torcicolo. A má postura do dia a dia, também pode potencializar os efeitos do estresse e aumentar as dores no corpo. “Isso acontece principalmente quando a pessoa adota uma postura curvada e cabisbaixa. Pode haver uma sobrecarga na coluna lombar, causando dores nessa região”.

O eustresse ou estresse positivo é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, o que torna a pessoa produtiva e mais criativa. O indivíduo pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância, é a fase da produtividade. É necessário que a pessoa encontre maneiras de controlar seu nível de estresse para usá-lo de forma positiva como um impulsionador.

“Estresse saudável é a ativação do organismo para adaptar-se a uma situação interpretada como desafio positivo e ao qual se segue uma percepção de realização e desativação”. Conclui-se que um indivíduo com uma dose ideal de estresse demonstra rendimentos satisfatórios e maiores resistências às tarefas. Além dessas características, a pessoa sente-se mais motivada.

      Na Viva Fisioterapia proporcionamos ao paciente um tratamento eficiente para o distresse, levando o corpo ao seu equilíbrio (homeostase), e potencializando um novo aprendizado para lidar com o estresse positivo ou eustresse. Pratique o eustresse, venha e faça sua avaliação!!

Referência:http://fgh.escoladenegocios.info/revistaalumni/artigos/ed02/ed_02_artigo_06.pdf http://www.personare.com.br/6-consequencias-do-estresse-para-a-saude-m3840?currentPage=4

Notícia anterior