Noticias

Postura correta pode evitar dores em todo o corpo

Quem nunca teve uma dor nas costas? Ou mesmo um joelho incomodando bastante, sem saber qual o motivo? Isso é mais comum do que se imagina. A dor na coluna é uma das mais frequentes queixas dos trabalhadores do país. O problema afeta de executivos a operários, de profissionais liberais a motoristas de ônibus.

Muitas vezes a causa é uma postura incorreta na hora de sentar ou deitar ou simplesmente a falta de exercícios físicos. O confinamento nos escritórios e o sedentarismo fazem tudo piorar.

Um grande erro, no entanto, está no fato de deixar essa dor se alongar, em alguns casos até se tornar insuportável. Outro erro comum é fazer uso de analgésicos ou de medicamentos que simplesmente amenizam a dor, mas andam longe de atingir a causa.

O fisioterapeuta Fernando Boaventura Costa lembra que utiliza e recomenda um trabalho em parceria com médicos de áreas como a geriatria, pediatria, ortopedia e dentistas, que ajudam a melhor diagnosticar e atacar melhor a causa da dor. “Não podemos esquecer que a dor é nossa amiga. Ela aponta que alguma coisa não está certa e que precisa ser tratada. A questão é detectar a causa real e atacá-la da maneira mais adequada”, ressaltou.

E a fisioterapia moderna oferta várias formas de tratamentos para corrigir ou melhorar a postura e trazer um melhor equilíbrio ao corpo. Os mais conhecidos são o Pilates, a RPG e a Osteopatia.

“Todas as três especialidades trabalham a postura e podem trazer grandes benefícios para pessoas que já possuem algum problema na coluna como lordose, escoliose e outras doenças e também para quem sente dores musculares”, explica o fisioterapeuta.

Quando questionado sobre atitudes corretas a se tomar para evitar esse tipo de problema depois que eles surgem, Fernando apontou como essencial a busca de um profissional. “Muita coisa as pessoas podem fazer em casa mesmo, no seu dia a dia, mas é fundamental que recebam pelo menos uma orientação inicial profissional, justamente para evitar, entre outras coisas, que ao invés de tratar o problema acabe agravando-o”, explicou, destacando que a orientação é elaborada de acordo com o perfil do paciente.

Vale ressaltar que os erros de postura não acontecem apenas em atividades comuns ao cotidiano e no trabalho. A atividade física que, teoricamente trariam qualidade de vida, pode gerar enormes prejuízos ao corpo se não forem feitas corretamente, sem a orientação de um profissional da área.

É difícil encontrar dois corredores com os movimentos exatamente iguais. E isso não é motivo para preocupação. Afinal, a corrida deve estimular a naturalidade do corpo. Especialistas lembram que para correr bem, por exemplo, não é preciso fazer força. Os movimentos não devem ser contraídos.

Alguns erros são causados por vícios de movimentos, outros por desvios posturais, mas para todos eles existe solução. Seja por meio de exercícios educativos, estímulo da consciência corporal ou mesmo musculação, é possível melhorar. Um dos erros mais comuns está em colocar muita força na mão. Isso faz com que o atleta gaste energia desnecessariamente.

Outro erro muito comum é rotação lateral do tronco, que se assemelha a um lutador de boxe. A quantidade elevada de repetições deste movimento predispõe a lesões no quadril.

Três técnicas de tratamento ajudam a tratar e prevenir lesões

Pilates Fisioterapêutico – é um método criado na Alemanha da década de 20 e que consiste em alongamento e exercícios físicos com o objetivo de educar o corpo em conjunto com a mente. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios de baixo impacto alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

RPG Original – A Reeducação Postural Global é uma técnica terapêutica que tem como princípio trabalhar os músculos que são formados pelas fibras estáticas (músculos antigravitários responsáveis pela nossa posição ereta) e fibras dinâmicas (responsáveis pelos nossos movimentos amplos em todas as direções do espaço). O diagnostico é individual e específico para cada paciente e cada sessão dura de 45 a 60 minutos. O tratamento é indicado para pessoas de todas as idades.

Osteopatia – A Osteopatia, uma técnica que surgiu nos EUA, tem como objetivo restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual. Ela é uma especialidade da fisioterapia que trabalha as articulações para uma reeducação que alivia e previne dores. A técnica é considerada uma terapia natural, mas não deve ser confundida com tratamento esotérico. A consulta ao Osteopata é feita, normalmente, após um quadro de dor, mas a técnica atua também na prevenção obtendo excelentes resultados.

Autor/Fonte:  Marcelo Costa-Jornal O Dia. Em 25 de Maio de 2010.

Link: http://www.sistemaodia.com/noticias/postura-correta-pode-evitar-dores-em-todo-o-corpo-78337.html

Notícia anteriorPróxima notícia