Noticias

Relação dos músculos oculares com a postura

No estudo da posturologia, além dos pés, os olhos são considerados como um dos principais receptores posturais. Sua função é captar a luz (estímulos) originada dos objetos ao nosso redor e enviá-la ao plano posterior do globo ocular para que haja a manutenção do equilíbrio.

Tal é a importância dos olhos para o corpo, que, caso ocorra um desequilíbrio tônico dos músculos extra-oculares a estrutura do indivíduo modificará – contribuindo com surgimento de pequenos desvios posturais (básculas e desnivelamentos) -, quase imperceptíveis, mas que podem gerar sérios problemas no futuro.

Os órgãos acessórios do olho incluem os músculos extrínsecos, fáscia bulbar,  supercílios, pálpebras, conjuntiva e o aparelho lacrimal. Já os músculos extrínsecos são constituídos pelo levantador da pálpebra superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, obliquo superior e oblíquo inferior.

Entre as patologias oculares, as que competem aos profissionais de fisioterapia são  relacionadas ao sistema muscular, como as retrações e fraquezas dos músculos extra-oculares, por se relacionarem diretamente com o sistema proprioceptivo e postural do homem.

Com o objetivo de reposicionar o globo ocular em seu eixo, o tratamento ortóptico estimula diferentes pares de músculos extra-oculares para compensar o tônus, e recuperar sua função normal. Quanto aos desvios posturais causados pelo desequilíbrio do tônus da musculatura ocular, o fisioterapeuta deverá equilibrar todos os parâmetros da postura no intuito de minimizar esses desvios posturais.

Para alcançar o objetivo do tratamento e o bem-estar do paciente é necessário um trabalho de harmonia entre os profissionais e suas especialidades. Junto à reabilitação ortóptica, outras formas de tratar as patologias posturais advindas do captor ocular são com a RGP (Reeducação Postural Global) e Osteopatia.

A Viva Fisioterapia é uma clínica especializada nos tratamentos posturais, com profissionais capacitados para tratar essas alterações advindas do sistema oculomotor. Entre em contato e faça sua avaliação!

Fonte: Freitas Junior,G.C.;Przysiezny, W.L.Fisioterapia Postural. Rio de Janeiro – RJ,ed.HP Comunicação,2008, p.81-94.

Sobotta, J.,Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro – RJ, ed. Guanabara Koogan, 2000, p.363-364.

Imagem: Sobotta

Notícia anteriorPróxima notícia